Estou Presente Agora?

Estou presente agora?

Esta é uma pergunta simples, mas poderosa, que podemos nos fazer frequentemente para treinar nossa capacidade de viver plenamente o momento presente, independentemente do que estamos fazendo ou do que está acontecendo ao nosso redor. No cotidiano, frequentemente nos vemos atolados em afazeres, planos e preocupações, com a mente constantemente ocupada por uma enxurrada de pensamentos que se conectam incessantemente, como elos de uma corrente. Nesse turbilhão, muitas vezes estamos tão distraídos que não conseguimos realmente vivenciar o agora.

A literatura nesta área, tanto em estudos científicos quanto em relatos de monásticos ou praticantes sérios de meditação nos ensina que, à medida que conseguimos reduzir o fluxo constante de pensamentos e nos concentramos no momento presente, nos tornamos mais calmos e serenos.

Susan Blackmore, no livro Zen e a Arte da Consciência, compartilha uma prática simples à qual ela se dedica: a de se perguntar constantemente: "Estou consciente agora?" No entanto, ela relata que a parte mais difícil dessa prática não é a pergunta em si, mas o simples ato de se lembrar de fazê-la. Mesmo quando sente o impulso de continuar questionando sua presença, ela passa por longos períodos nos quais esquece de se perguntar. Para contornar isso, ela recorre a estratégias, como colocar lembretes visíveis em diversos objetos da casa. Ainda assim, ela observa que, embora a prática seja simples, ela não é fácil de realizar. Eu também utilizo lembretes escritos com a frase Respire Conscientemente, que coloco em diferentes lugares. Eles me ajudam a lembrar não só de respirar mais profundamente como também de vivenciar o momento presente. Uma prática simples que com o tempo cria hábitos saudáveis.

Tente também essa experiência simples. Pergunte-se com frequência: "Estou presente agora?" Como Blackmore, você perceberá o quanto está frequentemente distraído e, mesmo quando se lembra de se perguntar e se “desperta” por um momento, logo se perderá em outros pensamentos. No entanto, quanto mais você praticar essa pergunta, mais facilmente conseguirá se conectar com o momento presente e viver com maior presença e consciência.

Anterior
Anterior

Observando o Medo

Próximo
Próximo

A Impaciência na Prática Meditativa