Mindfulness Não Resolverá Seus Problemas!

Fonte da Imagem: Riccardo Annandale @pavement_special (Unsplash)

Mindfulness virou moda! Hoje em dia, encontra-se mindfulness em todo lugar: desde livros, cursos, palestras, retiros, até receitas, produtos de maquiagem e até maionese! Como sempre em nosso mundo capitalista, todos os nichos são vistos como uma oportunidade de negócios lucrativos. Não há nada errado em ganhar dinheiro, mas o problema aparece quando deturpamos o conceito original e o diluímos com todo tipo de bugigangas com o intuito de vender algo. Assim levamos uma filosofia profundamente sábia a um produto de mil e uma utilidades que supostamente servirá de antídoto para todo tipo de problema. Hoje em dia mindfulness é oferecida como uma panaceia para lidar com tudo. O fato é que mindfulness não vai resolver seus problemas! Vai simplesmente mudar as lentes com as quais você vê e lida com cada situação.

Todos vivenciamos uma série de situações: umas boas, outras ruins e muitas neutras. Se você está doente, desempregado ou lidando com a perda de um ente querido, mindfulness não vai fazer seu problema desaparecer ou sua dor se evaporar. O que mindfulness faz sim é influenciar sua maneira de perceber o que está se passando com você, incluindo as narrativas que você possa estar adicionando ao fato, ajudando-o a lidar com a situação mais sabiamente.

“Você não pode parar as ondas, mas pode aprender a Surfar.” Jon Kabat-Zinn

Jon Kabat-Zinn diz o seguinte: “Você não pode parar as ondas, mas pode aprender a surfar.” Em outras palavras, as ondas virão, umas pequenas e outras enormes. Normalmente na vida, tomamos muitos caldos, mas com o auxílio do mindfulness podemos encontrar ferramentas para lidar com as ondas, principalmente as grandes, e sair do mar de aflições mentais sem maiores danos! Como isso acontece?

Como lidar com as ondas que aparecem na sua vida?

Quando praticamos atenção plena, observamos, sem julgamentos, a natureza de nossos pensamentos e testemunhamos em tempo real o que está se passando em nossas mentes. Assim nos imbuímos com claridade. Essa claridade da mente nos ajudará a ver quando adicionamos mais sofrimento à nossa dor original através de pensamentos catastróficos ou ideias falsas e/ou exageradas que geramos constantemente em nossas mentes. Mindfulness nos ajuda a conhecer melhor nossas mentes, mostrando-nos quando estamos reagindo com forças demasiadas e desnecessárias às reais condições de cada momento.

Assim, mindfulness nos ajuda a mudar o foco e observar quando estamos colocando mais lenha na fogueira. Nestes momentos, simplesmente paramos de lutar contra o problema, ou seja, observamos claramente a situação sem a adição da constante narrativa mental negativa. Se o momento requer algum tipo de ação, esta clareza abrirá nossa mente para o próximo passo; se não há nada a fazer, podemos simplesmente cessar a luta (ver Não lutar…Como Assim?), descansar no momento presente e retirar o estresse e ansiedade que criamos com nossas mentes pensantes e vermos os pensamentos e as emoções pelo que realmente são – criações mentais incessantes!  Invariavelmente eles perderão seu poder ameaçador.  Este exercício, apesar de difícil de ser praticado, é transformador!