A Prática do Escaneamento Corporal (Body Scan)
Uma prática comum nas esferas relacionadas ao relaxamento é o escaneamento corporal ou body scan. Esta prática se resume em escanearmos diferentes partes do corpo, prestando atenção detalhadamente às sensações das respectivas partes. Este exercício pode ser feito simplesmente através do foco mental colocado em cada parte do corpo à medida que sentimos o que se passa em determinado momento, entretanto, para algumas pessoas, é mais fácil utilizar uma gravação áudio onde uma voz calma guia o ouvinte, convidando-o a levar sua concentração mental pelas diversas partes do corpo envolvidas no processo de mapeamento de várias sensações em cada parte.
Resumo da prática do escaneamento corporal:
· Sente-se ou deite-se num lugar onde não será perturbado.
· Feche os olhos, respire fundo algumas vezes e leve sua atenção para uma determinada parte do corpo. Você pode começar por um dos pés, ou pela cabeça, ou pelos dedos dos pés ou das mãos – a sequência não importa, mas sim a colocação sistemática de sua atenção em determinada parte do corpo, seguindo uma rota lógica (dos pés à cabeça, da cabeça aos pés, ou de um lado a outro).
· Quando sua atenção estiver em determinada área, por exemplo, no pé esquerdo, concentre-se nas sensações e a variação de suas intensidades (formigamento, latejamento, pressão, dormência, calor, frio etc.) ou mesmo na ausência de sensações naquele local.
· Sinta quantas partes quiser, dependendo do tempo dedicado à prática, ou seja, sinta cada dedo de cada pé, ou simplesmente os pés.
· Passe alguns segundos (20 a 60) em cada local, podendo utilizar a respiração como guia neste processo, ou seja, inspirar ao colocar a atenção em determinada parte e expirar ao tirar a atenção desta parte e inspirar ao atentar noutra parte do corpo.
· Se algum desconforto intenso vier à tona, respire fundo e mantenha sua atenção aos mínimos detalhes do desconforto, e continue observando tentando manter uma atitude de equanimidade, simplesmente aceitando o fato de que “Agora está assim.” Se sentir impaciência, raiva ou frustração, não se julgue, mas simplesmente aceite o que está se passando dentro de você e tente observar objetivamente as sensações físicas, pensamentos e emoções que surgem como reações às sensações que experimenta. Lembre-se que pode sempre retornar sua atenção à respiração como âncora, principalmente se as sensações ou reações se tornarem intensas.
· A respiração pode também ser utilizada como veículo para relaxamento de determinada área do corpo, visualizando a tensão se desfazendo e sendo absolvida pela superfície onde seu corpo se encontra deitado ou sentado.
· Repita o processo pelo tempo que for disponível e ao finalizar imagine seu corpo sendo envolvido ou tomado por algo (luz, líquido, energia etc.) que restaure totalmente seu bem-estar.
· Lentamente abra os olhos e traga sua atenção de volta ao seu ambiente.